quinta-feira, 31 de maio de 2012

INTERDICIPLINARIDADE ED.FÍSICA E INFORMÁTICA



A interdisciplinaridade é um caminho para se chegar à transdisciplinaridade. É experimentar a vivência de uma realidade global que se inscreve nas experiências cotidianas do aluno, do professor.
A tarefa fundamental é, portanto socializar conhecimento, disseminando informações e culturas, não só transmitindo, mas reconstruindo. A aprendizagem é sempre acontecimento de reconstrução social e política, e não é só reprodutivista, pois temos o compromisso de fazer o aluno aprender através do conhecimento e da prática.
Desde sua inclusão no currículo escolar até os dias de hoje, a participação da Educação Física no contexto pedagógico vem sendo sempre discutida em relação aos seus conteúdos, a sua importância e a sua relação com outras disciplinas no projeto pedagógico, sobre o que e como ensinar. Desta forma surgiu a ideia de unir a teoria, a pratica com a multimídia.
Com a intenção de inovar suas aulas, o professor de Ed. Física Ricardo Lazarine e o professor de Informática Educacional Tiago Dalaneze, realizaram uma junção para complementar os entendimentos dos alunos quanto às atividades esportivas, elaborando uma sensacional aula expositiva de Voleibol , utilizando para isso a Informática.
 É importante ressaltar que para superar a barreira do individualismo, que impede um trabalho interdisciplinar eficaz, como mostra este trabalho, é necessário unir os professores para um trabalho conjunto. Partindo da tentativa de integrar conteúdos, os docentes superam, aos poucos, o isolamento dos demais. A interação entre os profissionais torna-se possível em um processo de abertura que, sem dúvida, transforma a ação pedagógica de quem ousa abrir suas fronteiras para o novo e o desconhecido. Desta forma todos só tem a ganhar, principalmente os educandos.

Parabéns Professores!!!

DIA DO DESAFIO

            
                O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha.
É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias.
               Dia do Desafio tem o objetivo de sensibilizar crianças, jovens e adultos para que insiram a atividade física nesse rol de prioridades, como parte do tempo que cada indivíduo dedica a si mesmo e à sua saúde, em particular.Os alunos de nossa escola no incentivo de tal data sobre a orientação dos professores de Ed. Física Carlos Eduardo Favero e Ricardo Lazarine realizaram um compeonato interno Intersalas aonde o espirito esportivo e de compenherismo prevaleceu.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

SAD - Sistema Avaliativo Domingos ( 2º Bimestre)

                                                                     Caros alunos!!!
Vem aí o 2º S.A.D.
Dia 01/06/2012 ( Sexta-feira).
                                                  

                                                É HORA DE ESTUDAR!

Serão 10(dez) questões por disciplina = 60 questões
05(cinco) questões de Arte
05(cinco) questões de Ed.Fisica

Total 70 (setenta) questões.

As notas serão de 1 a 10 e valerão como prova mensal.

Preparem-se e não faltem.

terça-feira, 13 de março de 2012

VOLTA ÁS AULAS

Depois de um mês de merecidas férias, chega fevereiro e com ele a volta às aulas.

Engana-se quem pensa que ao conquistar um aluno e efetuar a matrícula, o trabalho acabou. É agora que começa...

Ao iniciarmos mais um ano letivo é hora de dois grandes momentos na escola: realização do "encontro pedagógico" e inicio da fidelização dos alunos (novatos e veteranos). O início das aulas significa, ao mesmo tempo, excitação e medo. Por isso, é estratégico para a escola iniciar a conquista dos seus alunos nesse dia.

Os alunos da EM "Domingos Fuglini" foram recepcionados por todo quadro Pedagogico da Unidade, aonde lhes foi dado as boas vindas e desejado um exelênte inicio de ano letivo.

FORMATURA 2011

 
 
A área coberta da Escola Municipal "Domingos Fuglin acolheu no dia 12 de dezembro de 2011, a comunidade escolar, para a celebração da  1ª Formatura do 9º ano da escola. Nesta oportunidade um número expressivo de pais reuniu-se para prestigiar o evento. Os flachs das câmeras fotográficas indicavam a importância do momento. Emoção, música, discursos e carinho marcaram o evento.
A Diretora da Unidade Escolar a Senhora Maria Eliza P.C. de Almeida em sua fala parabenizou os estudantes, pela conquista, aos pais pelo empenho no acompanhamento e incentivo aos seus filhos. 
 
Parabéns alunos por mais esta conquista!!!
 

domingo, 30 de outubro de 2011

Halloween 2011

A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcadas diferenças em relação às atuais abóboras ou da famosa frase "Gostosuras ou travessuras", exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração. Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão").




Projeto "Biomas"



Bioma é uma unidade biológica ou espaço geográfico caracterizado de acordo com o macroclima, a fitofisionomia (aspecto da vegetação de um lugar), o solo e a altitude específicos. Alguns, também são caracterizados de acordo com a presença ou não de fogo natural.
Os alunos do 7º Anos realizaram juntamente com a Profª Eliane Fuline uma excelente exposição, aonde os alunos expressaram sua criatividade criando seres viventes em Biomas imagináveis. Com toda certeza foi uma excelente aula para todos os alunos da Escola “Domingos Fuglini”, pois os alunos realizaram visitas a tal exposição com explicações claras dos seus criadores.